(085) - 3366.8232

  • Dentro da UFC:

Alguns laboratórios já consolidados na UFC são também utilizados pelos alunos do PPGO. Vale destacar a estreita relação entre o Programa e o Departamento de Física, com destaque para o Laboratório de Espalhamento Raman e Laboratório de Raios – X. Outra parceria intra-institucional bem sucedida foi estabelecida entre docentes que trabalham com terapia fotodinâmica e o Grupo de Bioinorgânica do  Departamento de Química Orgânica e Inorgânica. Ainda podemos destacar as parcerias estabelecidas com o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia. Todas estas parcerias são mensuradas na geração direta de artigos científicos publicados em conjunto por docentes e alunos em periódicos de importante fator de impacto, como os abaixo relacionados:

    • The effect of diode laser irradiation on dentin as a preventive measure against dental erosion: an in vitro study. de-Melo MA, Passos VF, Alves JJ, Barros EB, Santiago SL, Rodrigues LK. Lasers Med Sci. 2010 Nov 2. (Instituto de Física)
    • In vitro photodynamic antimicrobial chemotherapy in dentine contaminated by cariogenic bacteria. Melo MAS, de-Paula DM, Lima JPM, Borges FMC, Steiner-Oliveira C, Nobre-Dos-Santos M, Zanin ICJ, Barros EB, Rodrigues LKA. Laser Physics, v. 6, 2010. (Instituto de Física)
    • Clinical and surgical treatment of a rare lingual cyst in a 12-year-old girl. Soares EC, Fonteles CS, Costa FW, Alves AP, Nogueira AS. Quintessence Int. 2011 Jun;42(6):479-82. (Odontologia Sobral)
    • Dose-response evaluation of a novel essential oil against Mutans streptococci in vivo. Lobo PL, Fonteles CS, de Carvalho CB, do Nascimento DF, da Cruz Fonseca SG, Jamacaru FV, de Moraes ME. Phytomedicine. 2011 May 15;18(7):551-6. Epub 2010 Nov 26. (Programa de Farmacologia - Medicina)
    • Heme oxygenase/carbon monoxide-biliverdin pathway may be involved in the antinociceptive activity of etoricoxib, a selective COX-2 inhibitor. Grangeiro NM, Aguiar JA, Chaves HV, Silva AA, Lima V, Benevides NM, Brito GA, da Graça JR, Bezerra MM. Pharmacol Rep. 2011 Jan-Feb;63(1):112-9. (Medicina Sobral, Odontologia Sobral, Medicina e Bioquímica)
    • Assessment of the oral and maxillofacial surgery service in a teaching hospital in Brazil. Ferraro Bezerra M, Avelar RL, de Oliveira RB, Studart-Soares EC, Pretto MS. J Craniofac Surg. 2011 Jan;22(1):50-3. (Hospital universitário Walter Cantideo)
    • The antimicrobial activity of photodynamic therapy against Streptococcus mutans using different photosensitizers Rolim JP, de-Melo MA, Guedes SF, Albuquerque-Filho FB, de Souza JR, Nogueira NA, Zanin IC, Rodrigues LK. J Photochem Photobiol B. 2012 Jan 5;106:40-6. Epub 2011 Oct 19. (Grupo de Bioinorgânica)

 

  • Instituições Estaduais e Nacionais Públicas:
    • As parcerias institucionais nacionais começaram a ser estabelecidas com a aprovação de duas propostas a um edital CAPES do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD, propiciando ao Programa participar de uma rede nacional de cooperação acadêmica no período de  2008/2011, sendo uma com a UNICAMP, UFPel e UFMA e a outra com a UNICAMP, UFMG e UFG com coordenação local respectivamente dos professores Lidiany Karla Azevedo Rodrigues e Sérgio Lima Santiago. O PPGO também foi contemplado no edital CAPES do  Programa Nacional de Cooperação Acadêmica/Novas Fronteiras - PROCAD/NF (2009-2012) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Araraquara sob coordenação do Professor Rodrigo Otávio Citó César Rêgo. A docente Lidiany Karla Azevedo Rodrigues realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/Faculdade de Odontologia de Piracicaba durante os meses de janeiro a junho de 2010, com bolsa do PROCAD/CAPES, sob supervisão do Professor Jaime Aparecido Cury. Adicionalmente, os Projetos PROCAD propiciaram a visita à UFC, para missões de docência, de professores de grande mérito científico tais como: Jaime Cury, Altair Del Bel Cury, Lívia Maria Andaló Tenuta e Brenda Regina Gomes da FOP-UNICAMP bem como Maximiliano Cenci e Evandro Piva da UFPel. Cinco discentes também realizaram estágios de mestrado ou doutorado sanduíche para capacitação em metodologias não completamente dominadas pelos docentes do PPGO.
    • Adicionalmente, dois editais Casadinho/CNPq realizados com a FOP/UNICAMP, aprovados em 2006 e 2008 por grupos de docentes do Programa, propiciaram fomento a pesquisa acarretando em inúmeros frutos para as instituições participantes, além de possibilitar uma alavancada para a autonomia do PPGO no que se refere à infraestrutura laboratorial. A aprovação de um edital PRÓ-ENSINO NA SAÚDE/CAPES (2010) intitulado "Desenvolvimento de competências gerais e específicas nos vários cenários de ensino-aprendizagem dos estudantes de Medicina, Odontologia e Enfermagem: situação atual dos currículos, implantação e avaliação de metodologias ativas" sendo coordenado na área de Odontologia pela professora Maria Eneide Leitão de Almeida caracteriza uma parceria dentro do ensino em Saúde na UFC propiciando desenvolver sistematicamente estudos sobre os currículos dos cursos de graduação, quanto ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, relacionado à utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem nos diversos cenários da atenção primária, secundária e terciária.
    • As cooperações ou ações solidárias com outras instituições do Estado do Ceará se caracterizam principalmente sob 4 vertentes:
      • Docentes do PPGO participam do PROGRAMA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CÂNCER BUCAL NO ESTADO DO CEARÁ: ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO-PATOLÓGICO que é um projeto multiprofissional entre a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Secretarias Municipais da Saúde, UFC, UNIFOR, ABO/CE, CRO/CE, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Batista Memorial e Academia Cearense de Odontologia aprovado pelo CESAU (Conselho Estadual de Saúde) que foi iniciado em novembro de 2004 coordenado pelo professor do PPGO Fabrício Bitu Sousa. Além de fazer um grande trabalho de rastreamento de casos de câncer em todo Estado do Ceará e capital, desenvolve atividades permanentes de combate ao câncer bucal (preventivas, diagnósticas e terapêuticas) incluindo a criação de um comitê de estomatologia na atenção básica no município de Fortaleza. Até o presente, foram atendidos mais de 3000 pacientes, sendo diagnosticadas aproximadamente mais de 250 lesões pré-malignas e 80 tumores malignos. Um dos principais objetivos desse trabalho é permitir uma atividade interdisciplinar entre Odontologia e Medicina, bem como realizar um programa de atenção permanente ao paciente portador de lesões com risco de malignização. Outros professores participantes: Léa Maria Bezerra de Menezes, Maria Eneide Leitão de Almeida, e Eduardo Costa Studart Soares. Envolve uma equipe de alunos da graduação e pós-graduação.
      • Docentes do PPGO coordenam ou participam de inúmeros projetos de extensão que visam ampliar a assistência à comunidade, que muitas vezes não consegue ser assistida diretamente pelo curso de graduação, obtendo serviços apenas de forma indireta através dos projetos de extensão, o que beneficia, não apenas essa população, como também aos acadêmicos envolvidos nessas atividades, os quais aprimoram suas habilidades técnicas, bem como se familiarizam com a realidade da comunidade e desenvolvem atividades de cunho sociocultural. São exemplos destes projetos de extensão o CENTRAU, SEMENTE e NEPE. No CENTRAU (Centro de Trauma Buco-Dentário) os alunos de graduação realizam procedimentos clínicos em pacientes com trauma buco-dentário sob orientação do Professor José Jeová Siebra Moreira Neto, coordenador do projeto, e dos alunos de pós-graduação. O projeto apresenta mais de 800 crianças cadastradas. A professora Cristiane Sá Roriz Fonteles é coordenadora do Projeto de Extensão SEMENTE – Serviço de Extensão a Menores Necessitando de Tratamento Especializado. O projeto propicia atendimento odontológico a crianças portadoras de deficiência em Fortaleza, o que ainda é extremamente escasso. Até o momento, este serviço é oferecido apenas pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, através do projeto Semente e pelo Centro Especializado em Odontologia (CEO). O professor Fabrício Bitu Sousa é coordenador do Projeto de Extensão NEPE – onde são desenvolvidas atividades clínicas de atendimento a pacientes adultos e crianças com necessidades especiais encaminhados por vários centros de saúde como Hospital Universitário Walter Cantídeo, Instituto do Câncer do Ceará, HEMOCE e Hospital São José. O professor Vicente de Paulo Aragão Saboia é coordenador do Projeto de Extensão Sorridente, no qual seis alunos de graduação estão envolvidos, sendo um bolsista de extensão da UFC. Este projeto realiza palestras educativas em duas escolas e tem como objetivo a promoção de saúde bucal e higiene em escolares. A professora Ana Paula Negreiros Nunes Alves é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) financiado pelo MEC-SESU, no qual doze alunos bolsistas estão envolvidos, desenvolvendo atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão. O Professor Eduardo Costa Studart Soares também atua no Hospital Universitário Walter Cantídio onde coordena o programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial sob a tutela dos Ministérios da Saúde e Educação prestando também serviços à comunidade.
      • Docentes do PPGO aprovaram e coordenam projetos de pesquisa de extrema importância para a saúde pública no Estado do Ceará como o projeto “Avaliação clínico-patológica e estudo epidemiológico, imunohistoquímico e molecular de lesões pré-malignas e câncer de boca diagnosticadas no Programa de Estratégia de Saúde da Família no interior do Ceará” coordenado pela Profa. Ana Paula Negreiros Nunes Alves. O projeto tem financiamento FUNCAP PPSUS e compara 02 células regionais de saúde, avaliando o impacto das diferenças sociais e geográficas, visto que uma é litoral e outra é no sertão, no desenvolvimento do câncer oral. O projeto envolve 09 secretarias municipais de saúde e a coordenação estadual de saúde bucal. Além da avaliação dos profissionais e agentes de saúde, são realizadas biópsias e diagnóstico e tratamento de câncer oral. Para o Sistema Único de Saúde (SUS) este trabalho significa incorporação tecnológica integrada e regionalizada, em rede multicêntrica, no diagnóstico precoce do câncer de boca, com adequação física das equipes de Saúde da Família e dos Centros de Especialidades Odontológicas. Outro exemplo de projeto com financiamento PPSUS é o projeto “Cárie e fluorose dentária em escolares do estado do Ceará: problema de saúde pública?” coordenado pela Profa. Maria Eneide Leitão de Almeida. No estado do Ceará há uma lacuna de conhecimento quanto aos aspectos socioeconômicos e psicológicos da cárie e da fluorose dentária, necessitando assim de estudos que ultrapassem os aspectos epidemiológicos, para que se possa verificar se esses problemas bucais podem ser considerados problemas de saúde pública. Portanto, o projeto investiga a prevalência, severidade, percepção, autopercepção e relação com fatores socioeconômicos da cárie e da fluorose dentária nos escolares de 12 a 18 anos em municípios com diferentes teores de flúor na água de abastecimento e diferentes portes populacionais.
      • Outra vertente importante de cooperação é ressaltada pela participação efetiva, como docentes permanentes do PPGO, de 4 docentes ligados ao curso de Odontologia Campus Sobral da UFC. Adicionalmente, nossos egressos tem sido admitidos em cursos de Odontologia de Universidades Federais e particulares no interior do estado.

 

  • Instituições Externas:

As cooperações internacionais do PPGO se caracterizam através da realização recente de estágios de pós-doutoramento, estágios de curta duração e Professor visitante por professores do PPGO, a saber:

    • A docente Cristiane Sá Roriz Fonteles, após a realização de estágio Pós-doutoral em 2009, atuou como Professora Visitante no Oral Research Institute na Indiana School of Dentistry em Indianápolis-Indiana - EUA, no período de janeiro a junho de 2010. Através dessa parceria com a Universidade de Indiana, a egressa Thyciana Rodrigues Ribeiro(hoje professora permanente do PPGO), em 2009, foi a primeira aluna a participar de Doutorado Sanduíche no Exterior, tendo recebido bolsa proveniente do National Institute of Health. Atualmente, a docente Cristiane Fonteles atua como Professora Visitante no Dell Pediatric Research Institute da University of Texas at Austindesenvolvendo estudos de genética e biologia molecular no Finnell Birth Defects Research Laboratory.
    • O docente Sérgio Lima Santiago realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Granada, em Granada na Espanha, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010, com bolsa da Fundación Carolina (Espanha) sob supervisão do Professor Manoel Toledano. Atualmente, o docente realiza estágio pós-doutoral na University of British Columbia
    • A docente Iriana Carla Junqueira Zanin realizou estágio pós-doutoral na New York University College of Dentistry, em Nova Iorque - EUA durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010,  sob supervisão dos Professores Deepak Saxena e  Simone Duarte.
    • Os docentes Carlos Augusto de Oliveira Fernandes e Vicente de Paulo Aragão Saboiarealizaram respectivamente estágio pós-doutoral na New York University College of Dentistry em Nova Iorque - EUA, e Universita Degli Studi Di Trieste em Trieste na Itália mantendo publicações em conjunto e parcerias até o presente. Uma discente orientada pelo Prof. Vicente participou em Trieste no Programa de Doutorado Sanduíche da CAPES.
    • O Professor Cauby Maia Chaves Júnior realizou seu pós-doutoramento, como bolsista CNPq, na University of North Carolina, em Chapel Hill, EUA.
    • É válido ressaltar ainda que os estágios de pós-doutoramento nacionais e internacionais também propiciaram a vinda de professores de respaldo internacional para ministrar cursos e participar de bancas como o Professor Peter Shellis (editor chefe por 10 anos do periódico internacional Caries Research) e o Professor Lorenzo Breschi da Universidade de Trieste.