(085) - 3366.8232

  INTERCÂMBIOS NACIONAIS

         As parcerias institucionais nacionais começaram a ser estabelecidas com a aprovação de duas propostas a um edital CAPES do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD, propiciando ao Programa participar de uma rede nacional de cooperação acadêmica sendo uma com a UNICAMP, UFPel e UFMA e a outra com a UNICAMP, UFMG e UFG com coordenação local respectivamente dos professores Lidiany Karla Azevedo Rodrigues e Sérgio Lima Santiago.

       Dando continuidade ao que já vinha sido feito no quadriênio passado e com o intuito de aprimorar as parcerias com outras Universidades, em 2017, o PPGO estimulou e financiou a ida dos seguintes discentes para missões de pesquisa: Diana Araújo Cunha e Francisca Lívia Parente realizaram missão de 15 dias na USP e Marcelo Sidou Lemos e Talita Arraes realizaram missão de 30 dias na UFPEL.

         As respectivas pesquisas, todas na área de desenvolvimento de materiais, estão em andamento ou finalizadas e os papers estão sendo submetidos ao longo de 2018. As parcerias por sua vez continuam e outros alunos já estão designados para missões no ano de 2018 com essas e outras instituições.

OUTRAS PARCERIAS NACIONAIS E LOCAIS

1) UFC (Programas de Pós-graduação em Física, Química, Farmacologia e Patologia)

2) UECE

3) UNIFOR.

2) UEPG.

3) UNIFAP (Curso de Ciências Farmacêuticas).

4) UFPI

5) UFRN

6) USP – BAURU

7) USP – RIBEIRÃO PRETO

8) Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

         Inicialmente os intercâmbios internacionais começaram com o desenvolvimento de estágios de Pós-Doutoramento dos docentes do PPGO que resultaram em diversas publicações no quadriênio 2013/2016. Em 2017 a internacionalização foi intensificada através da manutenção das parcerias já existente como também da criação de novas parcerias.

1) Universidade de Bologna / Universidade de Trieste.

2) University CEU Cardenal Herrera.

3) Indiana University

4) University of Michigan

5) New York University

6) RWTH Aachen University – Alemanha

7) Oregon Health & Science Universtiy

           Além disso, o Programa tem se preocupado com a qualificação de seus docentes e os tem encorajado para a realização de intercâmbios internacionais na forma de estágio pós-doutoral: - O Prof. Rodrigo Rêgo, docente permanente do Programa retornou, em julho de 2017, de estágio pós-doutoral de 2 anos na New York University (NYU) onde desenvolveu 2 projetos: um estudo clínico para validar medidas de auto-relato em pacientes atendidos em clínicas odontológicas de Universidades cujos resultados foram apresentados na reunião da International Association for Dental Research em 2017 e outro projeto a partir da revisão de estudos observacionais e intervencionais, não somente sobre a relação entre diabetes e doenças periodontais, mas entre estas e outras condições sistêmicas.